sábado, 4 de junho de 2011

Olhando para o próprio umbigo


Olhando para um poster de Britney Spears, me fez pensar em algo que jamais havia levado a sério. A partir desse poster, comecei a ver que havia – por parte das mulheres jovens, já que os homens não tem elegância suficiente para tal – uma obsessão compulsiva em mostrar o próprio umbigo.

Muitas línguas do mundo têm a mesma expressão, quando se trata de definir uma pessoa centrada apenas em si mesma: Está olhando para seu próprio umbigo!

Por quê ? Ela me levou a fazer descobertas interessantes. Primeiro procurei uma enciclopédia, onde o umbigo é descrito de maneira muito limitada: cicatriz resultante da queda fisiológica (natural) do cordão umbilical. Geralmente em humanos possui formato redondo e fundo.

Ainda bem que não parei por ai, e aos poucos comecei a ver que a tal “ cicatriz redonda e funda” possui referências históricas sérias. As culturas antigas usavam as mesma palavra para definir os lugares que consideravam sagrados.

No templo da Grecia onde se profetizava o futuro – o oráculo de Delfos, dedicado ao deus Apolo – havia uma pedra em mármore, justamente chamada de umbigo. Relatos da época contam que ali estava o centro do planeta. Em Petra na Jordânia, existe outro “ umbigo cônico” , simbolizando não apenas o centro do planeta, mas do universo inteiro. Tanto em Delfos como o de Petra procuram mostrar o eixo por onde transita a energia do mundo, marcando de modo visível algo que se manifesta invisível.

Jerusalém é chamada de umbigo do mundo, como a ilha de pácoa, no oceano Pacífico. O curioso é que essas civilizações teoricamente jamais se comunicaram entre si.

A primeira explicação lógica, logo foi descartada: através do cordão umbilical somos alimentados, ele é o centro da vida. Um psicólogo me disse que essa teoria não fazia o menor sentido: a ideia central do homem é sempre cortar o cordão. A partir daí, o cérebro ou o coração tornam-se símbolos mais importantes.

Na mitologia indiana, um dos de renascimento é o umbigo. No umbigo de Vishnu divindade responsável pela criação e pela destruição sistemática do universo, senta-se o Deus que tudo ira governar a cada ciclo. Os iogues o consideram um dos chacras, ponto no corpo humano. Tribos mais primitivas costumavam colocar monumentos onde achavam que se encontrava o umbigo do planeta.

Nos textos compilados por antropólogos sobre as crenças de tribos mexicanas podemos ler: “ Quando o feiticeiro começa a entender seu novo universo, ele entra numa espécie de transe, e vê que tudo à nossa volta é uma gigantesca teia de filamentos luminosos. As vezes esses filamentos se mostram como um ovo de luz, e isso significa que se transformam em um ser humano.O ponto de entrada dessa energia no corpo da pessoa corresponde ao local onde esta o umbigo.

Finalmente, se você conversar com alguma profissional em dança do ventre, ela ira disser que os movimentos clássicos tem o umbigo como centro.

By: Marcos Airosa

Nenhum comentário: